• Historia do DET

    O Curso de Tecnólogo da Indústria Têxtil foi desenvolvido para atender a demanda do Estado do Rio Grande do Norte, na época em que era governado pelo Prof. Dr. José Cortez Pereira.

    A transferência de grandes Empresas Têxteis do Sul e Sudeste do Brasil para o Nordeste fez com que o Governo do Estado desenvolvesse, através da SUDENE-RN, um trabalho bem elaborado para atrair esses investimentos, tornando o nosso Estado como um dos Polos Têxteis do Brasil e, sendo, portanto, o maior Polo Têxtil do Nordeste.

    Foi com o programa – 34/18, da SUDENE, parte do Imposto de Renda, resgatado da população do Nordeste, era aplicado nas Indústrias do Nordeste, tendo ainda a diminuição da taxa do ICMS, a construção de Distritos Industriais com as infraestruturas necessárias a seu funcionamento (espaços físicos, estradas, energia, água, etc.), entre muitos outros recursos para o desenvolvimento das Indústrias que fossem alocadas no RN.

    O Departamento de Engenharia Elétrica acolheu os Cursos que estavam sendo implantados, que foram: Engenharia Mecânica, Engenharia Química, como também o Curso de Tecnólogo da Indústria Têxtil.

    Em 04 de dezembro de 1975, através da Portaria nº 485, sob a indicação do Reitor Prof. Domingos Gomes de Lima, O Prof. Ieris Ramalho Cortes começou a exercer a Coordenação do Curso de Tecnólogo da Indústria Têxtil “Pró-tempore”. Desta forma, deu-se início a elaboração do Programa do Curso, tendo a necessidade de orientação de outras entidades que já tinham Cursos Técnicos e de Engenharia Mecânica com ênfase em Têxtil.

    O primeiro Programa do Curso de Tecnólogo em Indústria Têxtil foi aprovado e seu Plano do Curso foi homologado pelo Conselho Federal da Educação (CFE) e pelo MEC, através dos seguintes Processos e Parecer:

     

    Processo MEC nº 301.149 – 77

    Processo CFE nº 5.054 – 76

    Parecer CFE nº 4.446 – 76

     

    Nos termos e para os efeitos do artigo 14 do Decreto-lei nº 464, de 11 de fevereiro de 1969, homologo o parecer nº 4.446 – 76 do Conselho Federal de Educação, favorável à aprovação do Plano do Curso de Formação de Tecnólogo em Indústria Têxtil, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte”.

    O primeiro projeto para transformar o Curso de Tecnólogo Têxtil para a Engenharia Têxtil foi elaborado em 1989, porém um procedimento injusto da FEI/SP (Órgão Educacional credenciado ao MEC da Área Têxtil) indeferiu a criação do nosso Curso de Engenharia, encaminhando-o à desaprovação do CFE/MEC.

    O segundo projeto foi apresentado ao CFE/MEC em 1998 e sua implantação foi realizada pela Portaria nº 4.367 de 04/12/2005 e o reconhecimento do curso foi apresentado na página 13 do Diário Oficial da União (DOU) de nº 240 de 15/12/2005.

    Hoje estamos com a Engenharia Têxtil (DET) fazendo as inovações no seu Currículo, trazendo do exterior, professores qualificados em têxteis, e enviando professores brasileiros da UFRN para realização de Mestrado e Doutorado na área de Têxtil e Confecções.

    Nenhum comentário
    Departamento Engenharia Textil
    dia 17 de julho de 2015