• Projeto Pedagógico

    1. INTRODUÇÃO

    O Projeto Pedagógico abrange um conjunto de princípios que norteiam a elaboração e a execução dos planejamentos, envolvendo diretrizes mais permanentes, que abarcam conceitos subjacentes à educação. É um instrumento que antecede à instalação de um curso, que orienta sua implementação, que se reformula para corrigir os rumos da ação. Tornou-se uma ferramenta gerencial que auxilia a Unidade de Ensino e o Conselho de Curso a definir seus conteúdos essenciais e suas necessidades estratégicas em termos de prioridades para contratação e aquisição de infra-estrutura, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a orientar a elaboração e execução dos planejamentos e das avaliações de desempenho. Com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, fica estabelecido em seu artigo 53, que as Instituições de Educação Superior exercerão sua autonomia, no tocante à elaboração do projeto pedagógico dos cursos ofertados, em que deverá ser fixada a proposta curricular, observadas as diretrizes gerais pertinentes.

    Assim, considerando que o conhecimento e a informação se caracterizam como fatores essenciais e entendendo o papel da Educação Superior na construção e socialização, através da formação de profissionais tecnicamente qualificados e interessados em discussões mais amplas, com uma visão crítica das tendências sociais e de mercado na internalização de princípios éticos, humanísticos e na aquisição de espírito empreendedor é que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Departamento de Engenharia Têxtil, apresenta o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação de Engenharia Têxtil.

    Trata-se de um projeto que tem como finalidade definir as linhas gerais de atuação pedagógica do referido curso, com o propósito de dar continuidade à proposta de reorganização administrativa e pedagógica da Universidade.

    Em síntese, estão aqui circunscritas as preocupações e as definições desta Instituição de Ensino Superior com relação ao curso ofertado. Sua materialização, entretanto, depende, fundamentalmente, do compromisso de todos os segmentos – direção, corpo docente, corpo técnico-administrativo e corpo discente – envolvidos no processo educativo desta Universidade. Neste Projeto Pedagógico serão feitas algumas modificações na estrutura anterior, a fim de proporcionar o incentivo às práticas de estudo, às atividades de pesquisa e à atualização permanente por parte dos discentes, além de oferecer uma formação geral básica da engenharia, complementada com disciplinas de formação específica, promovendo uma integração interdisciplinar entre essas formações, contribuindo para o processo de formação do Engenheiro Têxtil.

    A modificação no currículo vigente do curso busca adaptá-lo ao dinamismo da Engenharia Têxtil. Também se evidencia a vinculação do curso ao Centro de Tecnologia, de forma similar às outras engenharias, buscando um melhor apoio e integração.

    2. HISTÓRICO E JUSTIFICATIVA

    O Curso de Engenharia Têxtil da UFRN foi criado em 1997, tendo recebido seus primeiros alunos no início de 1998. A proposta de criação do curso foi motivada pela demanda relativa ao profissional da área têxtil com formação em engenharia, tendo em vista que anteriormente a UFRN formava profissionais do nível de tecnólogo. É importante citar que no Brasil, das 52 instituições federias de ensino superior, a UFRN é a única instituição que oferece o curso de Engenharia Têxtil. No Brasil nos últimos 10 anos, além deste curso, foram criados seis cursos de Engenharia Têxtil em instituições estaduais, fundações e instituições privadas. No ano de 2005, o curso obteve o reconhecimento do MEC. Entretanto é necessária a sua adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia, por meio da elaboração deste projeto pedagógico. Este terá como parâmetros a atualização permanente com as tendências do setor têxtil, a exigência da multidisciplinaridade e a convergência das diversas áreas da engenharia. Esta reforma propõe ainda, uma reestruturação da estrutura curricular do curso de forma a proporcionar ao discente uma formação mais abrangente no tocante às novas tecnologias do setor têxtil, com conseqüente melhoria do perfil profissional do discente formado. A otimização da formação acadêmica na área de Engenharia Têxtil
    possibilitará à UFRN se tornar um centro de excelência nesta área. No Brasil, nenhuma instituição, seja federal, estadual, municipal ou privada, oferece cursos de Pós-Graduação na área têxtil. A criação destes cursos poderá fortalecer o ensino de graduação, uma vez que favorece a captação de recursos para a realização de pesquisas, publicações e outros benefícios. Entretanto, para que isto aconteça na UFRN, é necessário que junto à elaboração deste projeto se promova uma reestruturação do quadro de docentes, hoje constituído de 6 professores substitutos: 5 graduados e 1 doutor e 10 professores efetivos: 4 doutores, 3 mestres e três doutorandos. Para atender e satisfazer as necessidades da formação em Engenharia Têxtil, tão importante para o crescimento da indústria brasileira torna-se necessário incrementar a formação especifica de recursos humanos, assim como realizar pesquisas fundamentais e aplicadas para que se possa acompanhar de forma igualitária o mercado mundial em termos qualitativo e quantitativo. O Departamento de Engenharia Têxtil – DET – através de seus professores que compõe uma unidade acadêmica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que tem como missão:

    “Educar, produzir e disseminar o conhecimento tecnológico e científico de alta qualidade em Engenharia Têxtil, fomentando a construção de um pensamento crítico comprometido com a ética, o desenvolvimento sustentável, a democracia e a justiça social.”

    Para cumprir esta missão, o DET tem os seguintes objetivos:

     

    •  Garantir a melhoria e atualização permanente e integrada do ensino de graduação, formando profissionais criativos e empreendedores, capazes de atender às demandas da sociedade;

     

    • Gerar e disseminar conhecimentos em Engenharia Têxtil que permitam atender às necessidades regionais e universais, para promover e melhorar as atividades de extensão e de produção acadêmica;

     

     

    • Promover a gestão eficiente e melhora permanente da qualidade derecursos humanos e materiais.Algumas realizações foram concretizadas pelo Departamento deEngenharia Têxtil que se tornaram relevantes para o ensino da graduação. Entre estas ressaltam-se:

     

    3. OBJETIVOS

    3.1. Objetivo geral
    Formar profissional na área da Engenharia Têxtil, generalista em sua formação profissional, com conhecimentos técnico-científicos que o capacitem a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas sociais e do mercado propostas para a sua área de atuação.

    3.2. Objetivos específicos
    O curso tem como objetivos específicos habilitar os estudantes a:

    • utilizar conhecimento dos métodos científicos e tecnológicos para o exercício da profissão;

    • proporcionar formação acadêmica básica, específica e profissionalizante, capaz de observar, interpretar e analisar dados e informações;

    • propor soluções para problemas de Engenharia Têxtil a partir da aplicação de novos conhecimentos;

    • estimular a produção de conhecimentos utilizando os raciocínios espacial, lógico e matemático;

    • incentivar a participação nas atividades de pesquisa e extensão;
    • oferecer estrutura curricular flexível que possibilite ao engenheiro têxtil
    desenvolver a capacidade de tomar iniciativa, estimulando a criatividade e o espírito empreendedor;

    • possibilitar atualização curricular permanente através de atividades
    acadêmicas específicas, tais como: trabalhos de iniciação científica, projetos multidisciplinares, visitas técnicas, trabalhos em equipe, desenvolvimento de protótipos, monitorias, participação em empresa “Júnior” e outras atividades empreendedoras;

    • oferecer ao longo do processo de formação, situações de aprendizagem que permitam ao futuro profissional ler e interpretar textos técnicos e científicos;

    • utilizar novas tecnologias compatíveis com o nível de conhecimento adquirido em matemática, ciência e engenharia para obtenção de resultados, análises e elaboração de conclusões;

    • estimular a capacidade de argumentação, comunicação e trabalho em
    equipes multidisciplinares.

     

    4. PERFIL DO EGRESSO

    O Engenheiro Têxtil deve possuir uma formação teórica e prática que permita identificar e solucionar problemas, desenvolver projetos na área da engenharia têxtil, na produção de bens e serviços, do gerenciamento dos recursos produtivos, considerando os aspectos econômicos, sociais, humanos e ambientais, de maneira ética e humanista. Deve ser capaz de:
    - analisar, avaliar e orientar as demandas têxteis, sistemas de produção, exigências do mercado, do meio ambiente e os processos de higiene e segurança do trabalho no Setor Têxtil e áreas afins;
    - aplicar técnicas de qualidade dos processos e produtos têxteis;
    - gerenciar e otimizar fluxo de informações;

    ter capacidade para dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros através de ferramentas matemáticas e estatísticas; selecionar tecnologias;
    - projetar, implementar e desenvolver produtos, processos e
    metodologias de trabalho desde a produção de novos materiais até tecnologia da confecção, do vestuário e do design e moda.

     

    O Engenheiro Têxtil deve ser capacitado para atender: – a todos os elos da cadeia têxtil (do beneficiamento à produção das fibras têxteis e outras matérias primas correlatas, passando pelas diversas fases de transformação, até a comercialização, marketing e assistência técnica de produtos têxteis, máquinas e produtos químicos destinados à esta indústria); – às necessidades das diversas áreas onde a organização, a qualidade, a produtividade e a criatividade são essenciais. Dessa maneira, esse profissional pode estar envolvido com projeto, implantação, operação, melhoria e na manutenção dos recursos produtivos, de bens e de serviços ligados a área têxtil. Pode também atuar em outras áreas que utilizam elementos têxteis como, por exemplo, Mecânica, Automobilística, Aeroespacial, Naval, Química e Civil.

     

     

    Você pode ver o documento na integra clicando no link: PROJETO PEDAGÓGICO

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    admin
    dia 30 de outubro de 2011